sábado, 7 de maio de 2016

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

9 motivos para o professor inscrever-se na Olimpíada

 

1.    Possibilita a integração das atividades propostas nos materiais da Coleção da Olimpíada com a programação curricular oficial de língua portuguesa.
2.    Articula a produção de textos aos demais eixos do ensino-aprendizagem da língua portuguesa: leitura, oralidade e reflexão sobre a língua e a linguagem.
3.    Incentiva, de forma planejada, a colaboração e socialização dos conhecimentos: é preciso fazer junto para depois fazer sozinho.
4.    Propicia a oportunidade de refletir sobre a prática e de compreender a função social da escrita.
5.    Tem a oportunidade de trabalhar a escrita em situações reais de comunicação: quem escreve; com qual objetivo; sob quais condições de produção; para quem ler; onde vai circular; em que suporte.
6.    Apropria-se da metodologia da sequência didática para o ensino de outros gêneros textuais.
7.    Realiza as oficinas com todos os estudantes, sem perder de vista o diagnóstico da primeira produção – o que eles já sabem, os pontos que precisam ser fortalecidos, complementados, adaptados nas atividades propostas no Caderno do Professor.
8.    Familiariza-se, por meio do Caderno Virtual, com as múltiplas linguagens, internaliza os esquemas de navegação e amplia a cultura digital.
9.    Adensa o conhecimento do espaço geográfico e da comunidade em que vivem os estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário