9 motivos para o professor inscrever-se na Olimpíada
1. Possibilita
a integração das atividades propostas nos materiais da Coleção da Olimpíada com
a programação curricular oficial de língua portuguesa.
2. Articula a produção de textos aos demais eixos
do ensino-aprendizagem da língua portuguesa: leitura, oralidade e reflexão
sobre a língua e a linguagem.
3.
Incentiva, de forma planejada, a colaboração e
socialização dos conhecimentos: é preciso fazer junto para depois fazer
sozinho.
4. Propicia a oportunidade de refletir sobre a prática
e de compreender a função social da escrita.
5. Tem a oportunidade de trabalhar a escrita em
situações reais de comunicação: quem escreve; com qual objetivo; sob quais
condições de produção; para quem ler; onde vai circular; em que suporte.
6.
Apropria-se da metodologia da sequência didática
para o ensino de outros gêneros textuais.
7. Realiza as oficinas com todos os estudantes, sem
perder de vista o diagnóstico da primeira produção – o que eles já sabem, os
pontos que precisam ser fortalecidos, complementados, adaptados nas atividades
propostas no Caderno do Professor.
8. Familiariza-se, por meio do Caderno Virtual, com
as múltiplas linguagens, internaliza os esquemas de navegação e amplia a
cultura digital.
9. Adensa o conhecimento do espaço geográfico e da
comunidade em que vivem os estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário